O CLUVE E A INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA - "Descoberta de novos factores de risco para as doenças cardiovasculares"

Participação do CLUVE num estudo científico a decorrer na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra

As doenças cardiovasculares são hoje a principal causa de morte na maior parte dos países do mundo e em particular nos mais desenvolvidos. Todavia, se anteriormente elas eram consideradas como uma consequência natural do envelhecimento, hoje são entendidas como doenças predominantemente “fabricadas pelo Homem”, grandemente influenciadas pelas escolhas que se fazem, nomeadamente em termos de hábitos alimentares e de estilo de vida (em particular de prática de exercício físico versus vida sedentária).

Com o objectivo de tentar confirmar a influência que a prática de exercício físico regular ao longo dos anos poderá ter como medida preventiva das doenças cardiovasculares, um grupo de investigação do Instituto de Farmacologia e Terapêutica Experimental da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (IFTEFMUC), solicitou ao CLUVE (Clube de Veteranos de Atletismo de Coimbra) que participasse num estudo científico relacionado com a descoberta de novos marcadores de risco/prognóstico para a doença cardiovascular.

Prontamente se disponibilizou um grupo de atletas que voluntariamente se deslocou ao IFTEFMUC. Aí, foi sujeito a um questionário onde se recolheram os seguintes dados (após consentimento informado):

- dados antropométricos (idade, peso, altura, sexo, perímetro abdominal)

- pressão arterial

- hábitos alimentares, de exercício físico e tabágicos

- terapêutica medicamentosa

- eventuais patologias associadas

Voluntariamente, foi ainda feita uma colheita de sangue, sendo que todos os atletas tiveram que comparecer em jejum para posterior análise de diversos parâmetros bioquímicos, de equilíbrio oxidativo e de inflamação.

Espera-se que o estudo em curso possa permitir tirar conclusões sobre a importância que o exercício físico, praticado regularmente ao longo dos anos, poderá ter na prevenção das doenças cardiovasculares, comparativamente com os resultados obtidos em outros grupos com vida sedentária.

Ainda que o número de voluntários atletas já incluídos no estudo ainda esteja aquém do necessário para validar cientificamente o trabalho, espera-se em breve alargar esta amostra, de modo a torná-la estatisticamente significativa e permitir a obtenção de conclusões com a necessária robustez.

Deste modo, o grupo de investigação agradece, uma vez mais, e agora publicamente, a pronta resposta por parte do grupo de voluntários do CLUVE que, após solicitação, logo se disponibilizou, mesmo sabendo que a recolha de dados e amostras iria acontecer durante uma manhã de domingo, com uma boa disposição invejável, primeiro sinal da influência que a prática regular de exercício físico tem na obtenção de um equilíbrio físico, intelectual e social no Homem.

Agradecendo vivamente a participação de todos, esperamos poder continuar a contar com o CLUVE nesta iniciativa, solicitando aos que naquele momento não tiveram disponibilidade para dar o seu contributo, a amável presença em próxima data, por forma a que possamos obter um número apropriado de atletas para o estudo em questão.

Só com este tipo de iniciativas e com a colaboração dos voluntários poderemos chegar a conclusões futuras tão importantes como a “Descoberta de novos factores de risco para as doenças cardiovasculares”.

O grupo de investigação do IFTEFMUC,

Professor Doutor Frederico Teixeira (Orientador Principal)

Doutor Flávio Reis (Co-Orientador)

Filipa Mascarenhas Melo (Investigadora)

José Sereno (Investigador)

Patrícia Garrido (Investigadora)