SEMENYA AUTORIZADA A VOLTAR A COMPETIR

Do "Atletas.NET", de hoje, respigámos a seguinte notícia que publicamos na íntegra e que refere:

A atleta sul-africana Caster Semenya, campeã do mundo dos 800 metros, foi hoje autorizada a competir, com efeitos imediatos, pela Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF).

A atleta esteve suspensa du rante 11 meses, período durante o qual foi sujeita a vários testes ao seu género sexual, que tinha levantado várias dúvidas.

A IAAF aceitou as conclusões de um painel de médicos e anunciou o "regresso à competição com efeitos imediatos".

O comunicado diz que o "processo iniciado em 2009 foi agora concluído" e concluiu que os detalhes médicos, da atleta de 19 anos, permanecerão confidenciais.

"A IAAF não fará mais outro comentário sobre a matéria", remata uma nota do organismo.

Caster Semenya, que hoje foi autorizada pela associação internacional de atletismo (IAAF) a voltar a correr, mostrou-se "radiante" com a decisão do organismo internacional, que assim coloca ponto final numa polémica que se prolongou por meses.

A jovem sul-africana foi campeã do Mundo dos 800 metros em Berlim2009, após o que se intensificou a polémica sobre o seu género, levando a uma paragem desportiva de Caster enquanto decorriam investigações no âmbito da IAAF.

"Estou radiante por regressar à arena mundial do atletismo e espero retomar a competição com essas questões para trás", disse a jovem campeã, agora com 19 anos, citada num comunicado dos seus advogados.

"As nossas negociações diretas com representantes da IAAF, através de um mediador, duraram 10 meses, com reuniões no Mónaco, Istambul e Paris, em total confidencialidade", disse o advogado Greg Nott, associado do Dewey & LeBoeuf, de Joanesburgo.

Jeffrey Kessler, chefe do contencioso no mesmo escritório, destaca por seu lado que o regresso de Semenya às competições "é o seu direito legal e natural".

"Esperamos que essa resolução sirva de precedente, para que nenhuma atleta feminina tenha de passar pelos prazos e atenção mediática impostos a Caster", acrescentou.

O caso Semanya escandalizou a África do Sul e levou mesmo o presidente Jacob Zuma a exprimir o seu "descontentamento" à IAAF pela "humilhação" de que Caster Semenya seria vítima.

Hoje mesmo, a liga de juventude da ANC saudou "o fim das especulações selvagens alimentadas por aqueles que se opõem ao progresso e aos sucessos das antigas populações desfavorecidas da África do Sul". (Atletas.net - 06.07.2010)

Cluve - http://cluvecoimbra.blogspot.com - cluve.vet@gmail.com - telf: 961204541