Isto pega-se...???!!! ATLETISMO REAGE ÀS ACUSAÇÕES DA SAD DA UNIÃO DE LEIRIA

Onde é que nós já vimos isto...???
Com a devida vénia, transcrevemos notícia produzida pelo "Atletas.Net", em 2 deste mês, e que muito diz do estado calamitoso em que vai ficando o atletismo nacional.

As conhecidas dificuldades financeiras sentidas pela Leirisport, a empresa municipal que gere o Estádio Dr. Magalhães Pessoa, fazem com que esta entidade mantenha um braço-de-ferro com a SAD da União de Leira desde há já vários anos. Por um lado, é a SAD da União de Leiria que reclama um pagamento de 780 mil euros à Leirisport pelo contrato de utilização do estádio, cel ebrado entre as suas entidades e por outro, a Leirisport, que exige 250 mil euros anuais pela utilização do espaço para a realização do jogos da equipa profissional de futebol.

Em resposta, a SAD do União de Leiria, pela voz do seu presidente, João Bartolomeu, veio a público afirmar que não considerava justa a medida, até porque o atletismo, que ocupa a pista em volta do relvado, usou desde sempre as instalações de forma gratuita.

A direcção da Associação Distrital de Atletismo de Leiria não demorou na reacção e em conferência de imprensa, fez valer os seus argumentos que, segundo o seu presidente “são situações que não podem ser comparadas, até porque o atletismo não gera receitas, ao contrário do futebol” - referiu Aníbal Carvalho, que ao Atletas.net foi adiantando: “A União de Leiria já lançou um comunicado afirmando que as afirmações proferidas não foram com intenção de denegrir a imagem do atletismo, mas não posso deixar de pensar que o futebol e a SAD viram no atletismo um aproveitamento para uma situação que, estou certo, terá uma solução pacífica e o Leiria não terá de se deslocar para outro local para realizar os seus jogos” - adianta Aníbal Carvalho.

Recorde-se que a SAD da União de Leiria tem vindo a ameaçar jogar com o seu plantel sénior de futebol num outro estádio que não o de Leiria, tendo sido apontados como prováveis os estádios de Pombal, Nazaré, Rio Maior, Marinha Grande, Fátima e Torres Novas.

Casamento fácil entre atletismo e futebol

Para o presidente da Associação Distrital de Atletismo de Leiria, se não fosse a pista e o atletismo “aquele estádio estaria às moscas” - garante. E acrescenta: “A pista do estádio é todos os dias usada por centenas de pessoas, desde atletas de competição ou por aqueles que simplesmente correm para a manutenção física e não nos podemos esquecer do Centro Nacional de Lançamentos, que junto ao estádio veio constituir uma mais-valia, reconhecida pelos leirienses de uma forma geral, apesar de todo o endividamento provocado pela reformulação do estádio para o Euro 2004. Em resumo, tanto o atletismo como o futebol só têm a ganhar com este casamento, que me parece ser uma união fácil”.

O caso contrário de Coimbra

Fruto da dinâmica da Associação de Atletismo e dos clubes, com especial destaque para a Juventude Vidigalense, o estádio de Leiria tem recebido inúmeras provas de pista e regista-se o facto de por vezes serem também ali realizadas algumas provas de pista do distrito vizinho, Coimbra. Para o presidente Aníbal Carvalho isso tem uma justificação: “No Estádio de Coimbra existe uma empresa municipal que tem gerido muito mal aquele espaço e são conhecidas as dificuldades da Associação de Atletismo de Coimbra que a nós tem recorrido e em parceria temos ajudado a cumprir o seu calendário de provas. Mas é o exemplo contrário ao de Leiria. O futebol e o atletismo podem andar de braço dado sem problema algum” - acredita Aníbal Carvalho, que vai mais longe: “Hoje prova-se que os argumentos de muitos estádios municipais para não terem uma pista de atletismo, por causa das imposições da UEFA, não passavam disso: de falsos argumentos” - concluiu.


JL