E OS VIZINHOS SÃO NOTÍCIA... GIRA SOL É CASO DE SUCESSO


Em Febres, vila do concelho de Cantanhede, Coimbra, a associação Gira Sol mantém mais de 120 atletas na secção de atletismo, com destaque para o sector masculino, quinto classificado no último Nacional de Clubes da primeira divisão.


A melhor classificação de sempre no escalão máximo do atletismo português, patamar onde a Gira Sol – Associação de Desenvolvimento de Febres, se situa há quatro anos consecutivos, é encarada por responsáveis e atletas do clube como fruto do trabalho diário, humildade e espírito de equipa.

“Quando vim para a Gira Sol competíamos na 3.ª divisão. Hoje, competir na 1.ª divisão ao lado de grandes equipas como o Sporting ou Benfica e conseguirmos um quinto lugar num projecto que começou, pequenino, há nove anos, é realmente motivo de orgulho”, disse à agência Lusa José Martins, atleta de meio-fundo do clube.

Segundo classificado nos 800 metros no último campeonato nacional de clubes, só derrotado por Fábio Gonçalves (Benfica), José Martins aponta o trabalho diário, a humildade e espírito de sacrifício como fatores para o sucesso da Gira Sol.

“O segredo é trabalhar, ser humilde e lutar muito. Há também o fator sorte, às vezes é preciso ter uma pontinha de sorte para se conseguir bons resultados”, assinala.

Afirma, no entanto, que, por vezes, é “complicado” lutar contra argumentos de equipas oriundas de regiões do País “com mais gente” - e, deste modo, maior capacidade de captação de novos valores – “e com mais dinheiro, também”.

A Gira Sol é uma família, garante Luís Pataias, director da associação, que aos factores de sucesso acrescenta a dedicação e o rigor.

“São valores em que nós acreditamos, que defendemos e que temos como base e como escola. Considero a secção de atletismo uma escola de formação de desporto e de pessoas”, declarou.

Febres é uma freguesia com cerca de 3500 habitantes, com uma tradição de 20 anos no atletismo nacional que a Gira Sol acabou por potenciar, frisa Luís Pataias.

Isabel Areias, uma das mais antigas atletas do clube, reside próximo de Febres, aponta a existência de “valores” no atletismo da freguesia e assinala a proximidade física aos desportistas e a “motivação” destes em representarem um clube “da terra” como mais-valias da Gira Sol.

Por outro lado, sustenta, os resultados desportivos têm contribuído para uma maior divulgação do atletismo na região.

“Acho que a terra já nos começa a dar um bocadinho de valor”, afirmou Isabel Areias.

Por Sapo Desporto c/LUSA

Cluve- 13.07.2010