OS "EUROPEAN MASTERS GAMES - 2011" E A PARTICIPAÇÃO DOS NOSSOS ATLETAS JOSÉ RIBEIRO E JOÃO CORREIA



Se bem se lembram, no passado dia 19 de Setembro, demos aqui notícia da participação de dois companheiros e atletas do CluVe, JOSÉ RIBEIRO e JOÃO CORREIA, nos "Campeonatos Europeus Masters - 2011" que aconteceram em Lignano, Itália.

Fizemos referência aos resultados do José Ribeiro, com destaque óbvio para a medalha de prata conseguida nos seus "20kms de estrada", e deixámos em aberto notícia mais concreta sobre a prestação do João Correia, já que sabíamos que algo de grave e anormal tinha acontecido com ele. Felizmente, não houvera qualquer problema de saúde.

Hoje, já temos conhecimento de mais pormenores sobre o assunto e nada melhor do que as próprias palavras do João que, sobre a questão, passamos a reproduzir:

“(...)A prova lá correu-me bem, tendo experimentado sensações que nunca havia experimentado, como ser o primeiro a cortar a meta.

Na realidade, fomos, eu e o italiano que ficaria em 2º, induzidos em erro pelo speaker que à nossa vista e durante a volta em que estavamos foi repetidamente anunciando o fim da prova para nós.

Eu sabia que me faltava mais uma volta e estava tão à vontade que havia recuperado cerca de 2' para o italiano 2º cl e encontrava-me a mais de 8' para o 3ºcl que acabou por ser declarado vencedor. A questão é que naquele momento em que deveria partir para a última volta de corrida, tive receio de perder a prova se curvasse para essa última volta. Se o italiano vai, eu voltaria atrás e iria com ele e voltaria novamente a ultrapassá-lo. Mas não foi.

O speaker não parava de anunciar o fim da prova para nós e eu fiquei confuso. No final, até dei uma entrevista para a Rai sport, que fazia a cobertura do evento e nem queria acreditar quando me vieram dizer que iria ser desclassificado. Fiquei fulo.

Mais tarde, senti-me também responsável e concluí que deveria ter tido mais confiança em mim. Afinal, foi a insegurança e a novidade de ir à frente de uma corrida que me traíu, para além daquele tipo que nunca deveria falar sobre o fim ou começo da prova.

Chegado a casa, reli o regulamento e verifiquei que a organização cometeu um erro grosseiro, ao não apresentar um guia de bicicleta para o segmento de corrida. Na altura, seria motivo de protesto e as coisas poderiam ter sido resolvidas de forma diferente.

O que realmente acho é que no final deveria ter havido uma reunião entre todos os intervenientes no meu escalão e colocado a questão a todos sobre a decisão do vencedor, porque para além dos muitos erros organizativos, a minha vitória foi categórica, no mínimo. Foi uma prova que acabou por ser descredibilizada.(…)

E aqui fica o testemunho do João Correia que merecia ter outra sorte ao ser vítima de mais uma daquelas "gafes" das organizações que, muitas vezes, deviam ser mais responsáveis.

JL.04.10.2011