VII Congresso Internacional Corrida e Marcha - alguns tópicos

VII Congresso Internacional Corrida e Marcha 



Painel I: Provas 
- Quantas provas há em Portugal? 861.
- Que tipo de provas se realizam? 461 de estradas, 336 de trails, 11 de montanha, 5 de pista e 25 crosses.
- No total estiveram envolvidos 291 086 participantes (atletas chegados à meta), mas ainda faltam 4 provas até ao final do ano; não obstante, podemos adiantar que as provas com mais de 10 000 participantes são: a Meia Maratona de Lisboa, a S. Silvestre do Porto, a S: Silvestre de Lisboa, o Grande Prémio de Natal de Lisboa e a Meia Maratona dos Descobrimentos.

- Os meses onde se realizam mais provas são abril - 96, maio - 105 e junho - 98, seguidas de perto por julho e setembro. Interessante é o factor crescimento: 20% de participações a mais este ano, com 6 provas acima de 5000 e 16 acima de 2000.
- Quais são as corridas com mais participação feminina? 41,7% a corrida noturna baía dos descobrimentos, 34,4% scalabis night run e 31,2% a caminhada pela paz em Fátima.

Painel II : Saúde 
- No mundo inteiro, 1 em cada 4 pessoas não cumpre as recomendações para a prática de uma atividade física. Ao praticar desporto reduziríamos em cerca de 10% as doenças, mortes.
Um número alarmante : as mortalidades devidas à inatividade física são de 9% ao  nível mundial e 13,6% para Portugal. O sedentarismo ainda é um problema grave no nosso país.
- Em Portugal contabilizamos 35% de adultos inativos e 87% de adolescentes .72% da população nunca ou raramente pratica exercício físico.
- Relativamente à corrida: 36% dos adultos praticam pelo menos 90 mts de desporto por semana, 24% dos inquiridos confirmam que correram  regularmente nos últimos 3 meses e outros 9% que correm diariamente (12% homens e 5%mulheres).
- Afinal, qual é a atividade física preferida? 49% marcha, 10% corrida, 13% ginásio ,10% bicicleta e 8% futebol!
- A participação em corridas abertas : 17% dos corredores populares participam regularmente nestas provas.

As recomendações mundiais são:
-150 mts por semana de atividade física moderada (ex: marcha rápida) ou 75mts por semana de atividade física rigorosa (ex: corrida) ou qualquer combinação equivalente de atividade moderada ou rigorosa (nesse caso o atleta não consegue falar durante o esforço).

Painel III : A saúde mental
-Como valorizar e disseminar as boas práticas na promoção da atividade física na comunidade?
O lema é STRESS LESS RUN MORE!
-Cerca de 90% mostra que jovens e adultos fisicamente ativos têm menos sintomas de ansiedade. O exercício físico ajuda a reduzir a ansiedade, a depressão, aumenta a qualidade de vida, a auto estima. O difícil é começar e mudar os comportamentos da população.
- Os próprios médicos não receberam formação para prescrever exercício físico. Além disso, o acesso ao ginásio é proibitivo para uma grande da maioria da população por causa dos preços. Os custos de saúde aumentam, no entanto a saúde da população não está a melhorar. Daí a importância dos médicos terem conhecimento e acesso a este programa nacional de marcha e corrida.

- O desporto fomenta o contacto com a natureza, permite ter uma vida social ( treinar em grupo), faz bem a Saúde.

(resumo de Ana Vieira - atleta do CluVe)

O CluVe agradece à Ana Vieira ter partilhado connosco algumas das conclusões do Congresso onde participou. Obrigado!