FERNANDO MOTA DEMITE-SE DA PRESIDÊNCIA DA FPA


Má inscrição de Sara faz cair presidente

ANTÓNIO FLOR

Fernando Mota renunciou ao cargo de presidente da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA) para o qual estava mandatado até 2012, depois de cumpridos quatro anos. Seria o quinto e provavelmente último mandato, mas esta inusitada situação acabou por precipitar o fim. Hoje, em conferência de Imprensa, agendada para as 15 horas na sede da FPA, Mota explicará todos os pormenores.

Sara Moreira correu os 1500 m na tarde de sábado, em Pombal, na primeira jornada do campeonato de Portugal. Não estava obrigada percorrer os 3000 m, para os quais fizera mínimo em 13 de Fevereiro, em Karlsruhe (Alemanha), com 8m44,45s, a quinta melhor marca europeia do ano que lhe abria excelentes perspectivas para lutar por um lugar de eleição em Paris. No dia seguinte, ao princípio da noite (cerca das 20 horas), em Pombal, José Barros, seleccionador nacional, anunciou os nomes dos 14 seleccionados e as respectivas provas. A funcionária encarregue da inscrição, alguém da máxima confiança de Fernando Mota, talvez pressionada pelo tempo e sugestionada pela participação de Sara Moreira, na véspera, nos 1500 m, cometeu o erro dito administrativo. Esta inscrição foi realizada ainda em Pombal, e muito perto do final (23 horas) do prazo oficial das inscrições em suporte informático no site da Associação Europeia de Atletismo (AEA). Apesar das várias tentativas junto da AEA, incluindo a abordagem a um dos delegados técnicos da prova, nada se alterou.

Fernando Mota esteve ontem, no Estádio da Maia, reunido pessoalmente com Sara Moreira, onde lhe deu conta de todas os acontecimentos, deixando a atleta consternada, não evitando as lágrimas.

(O JOGO-Edição de 02.03.2011)