Pois... o cálcio dos gelados é igual ao do leite! Não sabia?


Para o(a) atleta veterano(a) as preocupações com a sua saúde física vão aumentando com o galgar da idade (...e não pára!!!). Nada de novo. A ingestão de cálcio é uma dessas preocupações pelos motivos mais óbvios. Ora veja esta hipótese... fresquinha!

O cálcio dos gelados é absorvido como o do leite, podendo contribuir para a dose diária recomendada daquele mineral. Esta é a conclusão de um estudo recente publicado na revista Eat Right da American Dietetic Association. O estudo, que comparou a absorção do cálcio do leite com o de gelados, garante que o mineral, conhecido por contribuir para a saúde dos ossos, é usado pelo organismo de igual forma após o consumo daqueles alimentos.

A investigação avaliou 16 voluntários - com idades entre os 25 e os 45 anos - que consumiam, em momentos diferentes do dia, 200 ml leite (isto é, aproximadamente um copo) com baixo teor de gordura e 60 g (mais ou menos uma bola) de dois gelados diferentes com cálcio. Simultaneamente os participantes seguiam a sua alimentação habitual. Após a ingestão de cada alimento, os níveis de absorção de cálcio foram medidos, não se verificando diferenças significativas entre as três fontes do mineral.

Os investigadores garantem que o gelado pode ser uma alternativa para ingerir cálcio, já que é um alimento apelativo. Mas deve ser enquadrado numa alimentação equilibrada que inclua outras fontes do mineral, como é o caso, além do leite e seus derivados, dos legumes verdes (espinafres, brócolos, etc.), cereais, frutos secos e peixes.

C.Sportlife

JL.21.08.2010

CluVe 20 Anos