"NOITE DE CAMPEÕES/ CluVe 2017": Uma noite de ouro


"NOITE DE CAMPEÕES/ CluVe 2017"
Uma noite de ouro

Foi em ambiente bastante agradável que decorreu, no Restaurante “República da Saudade" a “Noite de Campeões” levada a cabo pelo CluVe - Clube de Veteranos de Atletismo de Coimbra, para distinguir todos aqueles que estiveram ao seu melhor nível na época 2015/2016. Cerca de 90 atletas e familiares receberam Jorge Vieira e Luis Figueiredo, presidente e vice-presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, Luis Jesus, presidente  da Associação Nacional do Atletismo Veterano e José Neves,membro do Conselho Fiscal da ANAV, David Soares, presidente da Associação Distrital de Atletismo de Coimbra e Moura Távora, em representação da Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais. O vereador do Desporto, Carlos Cidade, não esteve presente por decisão da CMC que cancelou todas as suas actividades em respeito ao falecimento do Dr. Mário Soares.

A noite começou com a actuação do Grupo de Música “Copo & Bucha” que, pela sua música e qualidade, levou a que houvesse um “pézinho de dança”. Carlos Ribeiro e Vanesa Spender, os apresentadores de serviço, começaram por chamar todos os atletas presentes da Escola de Atletismo Helena Carvalho - Beatriz Carvalho, Carina Monteiro, Cláudia Conceição, Fábio Barbosa, Jéssica Borges, Mafalda Gonçalves, Mário Monteiro, Olivia Monteiro e Rita Varandas -  que receberam o Medalhão “eu fui atleta da Escola”, para, de seguidachamarem Cláudia Conceição e Afonso Fernandes (ausente), campeões distritais jovens, , distinguidos pelo Troféu “Escola AEC - Mérito Distrital”. O Treinador José Marques e a Monitora Ana Pedrosa receberam igualmente um Medalhão.

Também, dos presentes, aqueles que participaram ao longo das 32 “Caminhadas às Quintas” receberam um Certificado alusivo ao facto - Céu Macedo, Jorge Baptista, Jorge Carvalho, Leonor Roxo, Maria Emília Abade e Paula Teteto. Os dois principais responsáveis por esta iniciativa, Albertino Saramago e Afonso Macedo, foram igualmente distinguidos.

Foram chamados ao palco para receberem o Medalhão de Mérito do CluVe todos os atletas veteranos que representaram o CluVe na época transacta. Afonso Macedo, Agostinho Moreira, António Pego e Narciso Arromba, os três últimos ausentes, receberam ainda o Troféu de Mérito Distrital pelos títulos distritais alcançados. O Troféu Mérito Nacional foi entregue Almira Mateus, Céu Cunha, Emília Nunes, Helena Carvalho, Isabel Costa, Ivone Lobo, Paula Martinho, Sara Martins e Teresa Mendes que conquistaram 55 títulos nacionais. O Presidente da ANAV, Luis Jesus, aproveitou para entregar a Taça de Campeão Nacional Feminino relativo ao Campeonato Nacional Ar Livre, disputado em Julho, em Lisboa. Também, no sector masculino, que conquistou 36 títulos nacionais foram chamados a receber o Troféu Mérito Nacional os atletas masters Alberto Nunes (ausente), António Mateus, Bento Baptista, Carlos Lopes  (ausente), Carlos Ribeiro, Eduardo Martinho, João Travessa  (ausente), Jorge Carvalho, José Abade, José Ribeiro, Mário Carapinheiro, Matos Santos  (ausente), Pedro Gerardo, Vitor Mendes e Vitor Gomes.

Finalmente foram entregues os Troféus Mérito Internacional a Céu Cunha (W 50 - Campeã da Europa Dardo e Medalha de Bronze C. Europa no Peso), José Ribeiro (M65 - Medalha de Bronze - C. Mundo -  na Maratona, Campeão Europeu por equipas - C. Europa de Estrada, Vice Campeão Europeu por equipas - 10 Km - C. Europa de Estrada e Medalha de Bronze por equipas Meia Maratona - C. Europa de Estrada), Paula Martinho (Medalha de Bronze no Dardo - C. Mundo) e Helena Carvalho (Juiz Internacional no C. Mundo (Austrália) e C. Europa Estrada (Portugal) e delegada técnica da EMA no C. Europa (Itália).

Foram entregues os Troféus “Caminhando Lado a Lado” à FPA, ANAV e ADAC. O Troféu “Reconhecimento” foi entregue à Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais, União Freguesias S. Martinho do Bispo e Ribeira de Frades, OralMed, A Previdência Portuguesa e à Câmara Municipal de Coimbra.

Usaram da palavra Jorge Vieira (Presidente da FPA) e Luis Jesus (Presidente da ANAV) (pode ouvir as suas intervenções no link de video abaixo)Moura Távora, da Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais, destacou a atenção e o apoio com que a Junta acompanha a actividade do CluVe que considerou um exemplo, pois a junção dos mais jovens, com os veteranos, é sempre de louvar. Destacou a diversificada actividade que o CluVe desenvolve, finalizando dizendo “ o CluVe pode continuar a contar com o apoio da Junta”.

Carlos Gonçalves, Presidente do CluVe, ao usar da palavra destacou a excelente época realizada “a nossa melhora época, uma época de ouro”. Para reforçar esta ideia destacou o aumento de atletas em mais 28, passando a ter um total de 72 e a ser o segundo clube do distrito de Coimbra com mais atletas inscritos. Destacou a importância da Escola de Atletismo Helena Carvalho com 27 jovens atletas e  o aumento significativo da participação dos atletas do CluVe nas diversas provas que passou de 482 (2014/2015) para 874 na última época. Lembrou o facto de o CluVe se ter envolvido nas recentes eleições para a ANAV que contribuiu para a eleição de Luis Jesus, de ter estado ao lado da recente eleição de Jorge Vieira para a FPA pelo que “o nosso apoio a David Soares para as próximas eleições da ADAC é já um sinal de vitória, pois, tudo o que CluVe apoia vence. Somos um bom talismã”. Ao Presidente da FPA, tendo em conta estar a começar o segundo mandato, apelou à experiência adquirida para apoiar mais o Atletismo Veterano e a Luis Jesus desejou os melhores êxitos. Finalmente justificou a entrega dos Troféus Caminhando Lado a Lado porque “pretendemos ter uma Federação e a ANAV a trabalhar, com as associações e com os clubes, lado a lado, no sentido de ultrapassar todos os obstáculos e valorizar o Atletismo Master”.

O CluVe foi agraciado com o Emblema da Federação Portuguesa de Atletismo entregue pelo seu Presidente, Jorge Vieira. No final, Ivone Lobo e Eduardo Martinho, os atletas com mais idade do CluVe, receberam de Luis Jesus os Troféus do Campeonato Nacional de Pista Coberta da época 2015/2016, relativo ao 2º lugar no sector feminino e ao 3º no masculino.