CluVe comemora 24 anos com os olhos postos no futuro

Um debate muito intenso e rico

Jorge Carvalho, Jorge Vieira, Carlos Gonçalves, Alexandre Monteiro, David Soares e Mário Teixeira

Foi um sábado pleno de actividades, aquele que se viveu no CluVe. A tarde começou com um debate promovido pelo CluVe sobre "O futuro do Atletismo e o Atletismo Master em Portugal". Com um painel de luxo composto por Carlos Cidade (Vereador do Desporto da CMC), Jorge Vieira (Presidente da Federação Portuguesa de Atletismo), Alexandre Monteiro (Presidente da ANAV), David Soares (Presidente da ADAC), Jorge Carvalho (Presidente do Conselho Fiscal do CluVe) e Mário Teixeira (Atleta Master) e moderado por Carlos Gonçalves (Presidente do CluVe) a troca de ideias foi bastante positiva. A meia centena de presentes puderam assistir a um explanar de opiniões que, de certa forma, fazem acreditar no futuro da modalidade.
Alguns tópicos dos assuntos abordados:
Jorge Carvalho: calendarização nacional ANAV/FPA, fomentar a participação dos clubes na ANAV, a questão de haver atletas masters não associados da ANAV, os recordistas deverão ser sócios ou não da ANAV, ANAV/FPA deve conseguir apoiar financeiramente os atletas que participem em competições internacionais (p.e. suportando as inscrições nas provas). A importância do atleta Master para uma sociedade mais saudável.
Mário Teixeira: preocupação com o fundo e meio fundo a nível nacional, ANAV melhor organizada, a importância de continuar com a actividade desportiva regular, mais atletas + mais saúde, continuar a correr por prazer é fundamental para além do convívio entre pares, apoio com uma melhor tabela de mínimos,
David Gomes: necessidade absoluta das pistas de Coimbra serem homologadas, a situação do estádio Cidade de Coimbra, quantidade de campos sintéticos existentes versus pistas de Atletismo, definição do Estatuto do Dirigente, aumentar o número de atletas e competições, na ADAC 1/4 dos atletas inscritos são Masters, discordância que aos 35 anos já seja considerado veterano.
Alexandre Monteiro: realçou ser muito raro ver, na mesma sala, tantos representantes do Atletismo, a ANAV sem pessoas não é nada, necessário dignificar o estatuto de Master, Seguro Desportivo é fundamental. a importância do Associativismo (melhor + gente), combate ao individualismo, rejeitar a anarquia das actividades de massas, quem necessita de apoios são os que treinam dia a dia, investir no Desporto versus melhor Saúde.
Jorge Vieira: são poucas as oportunidades de debates como esta, a importância do Atletismo "dos mais velhos"/Mestres, a importância do trabalho do CluVe, a FPA perdeu, neste mandato, metade do apoio estatal previsto, são muito poucas as escolas do país com condições para a prática do Atletismo (porquê um pavilhão e não uma pista?), "se queres ser atleta, deves ser federado", os nossos clubes estão antiquados, "o atleta presta um serviço ao clube ou do clube ao atleta?", formação de dirigentes para breve, a necessidade de entrega de kits de material desportivo ao clubes de formação.
Carlos Cidade:  perdeu-se em Coimbra o atletismo com modalidade de referência, pista do ECC "andou para trás", há muitos responsáveis pela massificação (futebol) que é transmitida diariamente, boa relação e preocupações comuns com a ADAC, o ocupação da pista do ECC é uma obrigatoriedade/Escolas, EUSA e o Estádio Universitário de Coimbra, a gestão do ECC é da responsabilidade da CMC.
Pelo vice-presidente da FPA, Luis Figueiredo, foi dada a informação de que muito em breve será lançado o "Cartão de Atleta". 
Outros assuntos abordados:
Carlos Gonçalves: utilização do ECC/Lançamento do Dardo, calendarização deverá sair mais cedo para melhor articulação entre todos, o facto de haver atletas a competirem por mais do que um clube/cartão de atleta da FPA, modernização dos clubes e adaptação às novas realidades, em Coimbra vão haver menos espaços para competir. 
Augusto Cavaleiro: não há recordes absolutos nos Master's, não se pode ser treinador de lançamentos em Coimbra por falta de local para o fazer, os novos clubes/recrutamento de atletas, a dificuldade em se participar em competições internacionais por falta de apoios.
Pedro Gerardo: a importância dos atletas de competição versus clubes.
Teresa Mendes: as dificuldades existentes nas Escolas para a prática de Atletismo.
Narcindo Cunha: a importância deste tipo de debates, o trabalho da ADAC junto das Escolas e do Desporto Escolar.
Pelo vice-presidente da FPA, Luis Figueiredo, foi dada a informação de que muito em breve será lançado o "Cartão de Atleta". 

Sem dúvida, um boa iniciativa, em que todos sairam mais ricos e com vontade de "arregaçar as mangas" e ir para o terreno fazer mais e melhor. (CG)

Uma plateia atenta 

Jorge Vieira, Presidente da FPA, no uso da palavra

Carlos Cidade, Vereador Desporto CMC, a dirigir-se ao presentes