Palavras de Carlos Gonçalves na Tomada de Posse

Palavras proferidas pelo novo Presidente do CLUVE, Carlos Gonçalves:

"Ex.mo Senhor Vereador do Desporto da CMC, Luis Providência

Ex.ma Senhora Drª Ana Diogo – IDPJ

Ex.mo Senhor Prof. Horário Poiares – Conselho Desportivo Municipal

Tenente-Coronel David Soares – Presidente da ADAC

Eng. Vasco Lemos – Associação Desporto para Todos

Professor Doutor Polybio Serra e Silva – Fundação Portuguesa de Cardiologia (Delegação do Centro)

Sr. Paulo Oliveira – Presidente do Conselho de Arbitragem

Sr. Oliveira Gomes – Diretor Técnico Regional

É uma honra para nós contar com a presença de tantos amigos. Obrigado pela vossa presença.

Hoje é um dia importante na vida do CLUVE.

Hoje tomam posse os novos Corpos Gentes com responsabilidade de continuar uma obra que muito prestigiou e prestigia Coimbra, Portugal e o Atletismo.

O CLUVE... é um clube de campeões!

De campeões, porque é constituído por homens e mulheres que mantêm em aberto o espírito do desporto, do lazer e da competição. De há uns anos a esta parte, aprendi a admirá-los e a respeitá-los e a mostrar o seu exemplo de empenho e dedicação aos mais novos.

O CLUVE... é um clube de campeões.

De campeões, porque nas suas fileiras conta também com muitos atletas medalhados.

Temos duas campeãs do Mundo (Paula Martinho em 2001 e Céu Cunha este ano), duas campeãs da Europa (Helena Carvalho em 1996 e Ivone Lobo em 2006). Temos, ainda, uma medalha de prata no Mundial por Ivone Lobo e quatro medalhas de bronze, também, em Campeonatos do Mundo (Jorge Grave, Helena Carvalho, Ivone Lobo e Emília Nunes). Mas não fica por aqui. Em Campeonatos da Europa o CLUVE conquistou, ainda, vinte outras medalhas (cinco de prata por Jorge Grave, Helena Carvalho, Ivone Lobo e Bento Batista e quinze de bronze através de Jorge Grave, Helena Carvalho, Paula Martinho, Ivone Lobo e Céu Cunha). A nível interno, o CLUVE é um caso sério, pois, nos últimos dez anos conquistou perto de 900 títulos nacionais, tanto no masculino, como no feminino. Podemos juntar a este património de competência, em termos colectivos, 23 títulos nacionais no feminino e 6 no masculino.

O nosso CLUVE... é um grande clube!

O futuro apresenta-se um pouco sombrio pelas dificuldades que o país atravessa, embora o nosso ânimo e moral estejam muito altos. As dificuldades vão ser mais do que muitas.

No entanto, queremos aumentar o número de associados e praticantes e para isso novos passos já começaram a ser dados com iniciativas abertas para todos. O lazer e a manutenção vão merecer a nossa especial atenção.

Para já, todas as 3ª feiras, no estádio Cidade de Coimbra, as portas estão abertas para todos os que, com os nossos Masters, queiram correr e fazer exercício físico. Muitos são os que têm aparecido.

Há alguns problemas que nos causam muita preocupação. Antes de inúmera-los, quero afirmar de que o CLUVE vai fazer parte das soluções e nunca dos problemas. O CLUVE, como sempre, vai continuar a afirmar-se pela positiva. Por isso:

- Vamos em conjunto com os nossos parceiros do atletismo e com a Câmara Municipal de Coimbra encontrar uma solução para a actual falta de iluminação nos treinos no Cidade de Coimbra.

- Vamos em conjunto com os nossos parceiros do atletismo, com a Câmara Municipal e Estádio Universitário encontrar a melhor forma de rentabilizar os dois espaços próprios, por excelência, para a prática da modalidade.

- Vamos em conjunto com os nossos parceiros do atletismo encontrar novas formas de divulgar e captar mais praticantes para a modalidade.

Para terminar, permitam-me que diga - embora venha do Basquetebol e em funções na modalidade, vou dar o melhor de mim a este clube porque sou um homem que gosta de abraçar projectos válidos e com perspectivas para andar.

Por isso estou aqui, por isso contem comigo.

Antes de terminar quero agradecer aos que aceitaram fazer parte da Direcção, MAG e Conselho Fiscal a disponibilidade para trabalharmos em conjunto com os nossos associados para fazermos um CLUVE ainda maior... e melhor.

Obrigado."