19º Campeonato da Europa de Veteranos - Izmir (Turquia)

A última crónica directa de Izmir (27)

Fomos visitar e falar com Helena Carvalho, Secretária EVAA






Organizar um Campeonato Europeu exige muito trabalho, competência e esforço. Diariamente acompanhamos o evoluir deste evento, em Izmir, e podemos dizer que esteve quase tudo bem. Pequenas falhas, como é natural. No entanto, a satisfação é generalizada.
Nada melhor do que termos ido visitar a nossa Helena Carvalho no seu gabinete de trabalho.

CG -Já se pode fazer um balanço deste Campeonato Europeu. Como decorreu? Quais as principais dificuldades.
Helena Carvalho - Como é usual , por vezes o início é mais difícil e o problema da língua não ajudou e também alguns problemas com os círculos de lançamento. Após alguns dias de campeonato tem vindo a melhorar e os responsáveis pela organização,  os juízes e os voluntários têm-se excedido para agradar.

CG - Foste eleita para um mandato de 3 anos. Que tarefas vais desenvolver?
HC - Coordenação das reuniões e respectivas actas, preparação das Assembleias Gerais, comunicação e actualização dos dados dos contactos com as federações / países afiliados, bem como do site da EMA, entre outras tarefas.

CG - A EVAA trocou a palavra Veterano por Master. A que se deveu essa alteração? Vai implicar o mesmo em Portugal?
HC - Na Assembleia Geral houve três países que apresentaram a proposta de mudança de nome de EVAA (European Veterans Athletics Association)  para EMA European Master Athletics) ou seja Substituir a palavra Veteranos pela de Master como já utilizada pela organização mundial WMA (World Master Athletics). A proposta foi aprovada em Assembleia Geral de 26.08.2014.

CG - Sei que acompanhaste a evolução dos resultados da nossa representação. Que te pareceu?
HC - Tendo em atenção o número de atletas participantes e o número de primeiros  prémios (18), 2º prémios (6) e 3º prémios (6), num total de 30  medalhas, poderei dizer que Portugal e a nossa representação (6 medalhas)  teve um enorme sucesso .

Durante esta curta entrevista tive ocasião de testemunhar a simpatia em redor de Helena Carvalho e as consecutivas interrupções para pedidos de esclarecimento e outras questões. Com a serenidade e competências habituais, a Lena foi resolvendo as questões.

Não trouxe uma medalha de competição... mas trouxe a medalha da competência, simpatia e gratidão.
Obrigado Lena!

Carlos Gonçalves
(Izmir - CluVe/27)