Revisitando a campanha que, em 2006, a Fundação Portuguesa de Cardiologia fez a propósito do “BARRIGUDO”, uma espécie em risco, ao considerar como sua missão salvar os barrigudos, o Autor apresenta o tema “tenha mais olhos para a sua barriga”, dividindo-o em duas partes:

Uma primeira em que, dizendo que “de pequenino se torce o pepino” lembra que os dois principais factores de risco para a obesidade são a má alimentação e o sedentarismo e que é preciso mexer muito e comer bem para ser magro até aos cem.
Empregando uma linguagem simples, traduzida pela quadra popular, refere-se ao tipo de alimentação a utilizar durante o crescimento passando, depois, a comentar as referências da plataforma da obesidade e da dieta mediterrânica. Fala da necessidade de estabelecer um equilíbrio calórico, colocando num prato da balança a atividade física e no outro a pirâmide alimentar comparando, de seguida, os gastos calóricos com a atividade física, em várias modalidades e a ingestão calórica alimentar. Faz referência à necessidade de ingerir alimentos coloridos, por mais ricos em antioxidantes e, a esse propósito, fala da “Dieta da Bandeira de Portugal”.
Continuando com a mesma linguagem poética descreve, depois, o que entende por gastronomia saudável e confecção saudável dos alimentos.

Na segunda parte encara a atividade física como parceira indispensável da alimentação, para reduzir a obesidade.
Faz várias considerações a propósito da atividade física e dispêndio de energia. Considera as pirâmides da inatividade e da atividade física, fala das vantagens desta, sob vários aspetos, dando conselhos sobre a forma de como e quando a praticar, aconselhando a mudar certos hábitos do dia a dia.
Informa qual o tipo de atividade física a executar e diz, também poeticamente, como “cultivar a atividade física”, terminando com algumas informações sobre o PIAF - Programa de Iniciação à Atividade Física, da Fundação Portuguesa de Cardiologia - Delegação Centro.

(Departamento de Cultura da CMC)

JL.16.01.2013