II - AINDA O ESTUDO TRANSVERSAL DO PERFIL FUNCIONAL DO ATLETA VETERANO (MASTER)

Na sequência da nossa última comunicação sobre este assunto, surgiram algumas perguntas que nos prontificamos a esclarecer, tendo em conta a nossa experiência pessoal.

Este estudo abrange qualquer pessoa que, sendo veterana na prática desportiva (mais de 35 anos), queira colaborar nesta acção independentemente de ser ou não federada, sendo amadora com muita ou pouca prática.

Numa fase posterior, o alvo, segundo fomos informados, será o grupo de pessoas sedentárias, eventualmente familiares, colegas de trabalho, etc.

Em termos de equipamento e vestuário é simples: fato de treino se se quiser e sapatilhas; com uns calções de treino e uma t-shirt para os exercícios (ciclo-ergómetro), fica-se mais confortável. Se sua com facilidade, talvez seja bom levar mais uma t-shirt e uma toalha pequena. Isto para a primeira sessão.

Para a segunda (pletismografia e dinamómetro isocinético), é de levar uma touca de banho; calção de banho o mais justo e curto possível, de preferência em licra ou nylon; uns chinelos de banho também dão jeito; uns calções de treino e t-shirt.

Não há contacto directo com água, mas ar um pouco húmido segundo nos pareceu. E pronto. Aqui ficam as dicas.

Se houver mais dúvidas, pergunte que nós iremos saber.

JL.21.10.2012