CluVe reuniu com FPA, ANAV e ADAC


Respondendo a um pedido do CluVe, realizou-se na passada sexta-feira, uma reunião entre a FPA (representada pelo seu presidente Dr. Fernando Mota), a ANAV (representada pelo presidente António Silva e pelo vice-presidente António Canas) e o CluVe (Carlos Gonçalves, Jorge Loureiro, Sr. Eduardo Martinho, Dr. Rui Costa e Helena Carvalho) e o Tenente Coronel David Soares (presidente da ADAC).

Carlos Gonçalves, presidente do CluVe, agradeceu a pronta resposta da FPA e ANAV ao pedido de resposta e considerou muito honroso para o CluVe a presença e preocupação em discutir diversas questões que estão menos bem no atletismo Veterano.

Coube ao Dr. Rui Costa colocar, em cima da mesa, algumas das questões que o CluVe gostaria de ver discutido, tal como, o papel da ANAV na realização de provas nacionais. Defendeu que os atletas se deveriam inscrever nos Clubes e estes, por sua vez, nas Associações e estas, deveriam realizar as provas nacionais ou regionais. Necessidade de regulamentos e calendarização concertada entre todos.

Por sua vez, o Dr. Fernando Mota, defendeu que o Movimento Associativo não soube valer o poder que tem junto das entidades oficiais. O Estado demitiu-se das fontes de rendimento alternativo.
A FPA não tem possibilidade de financiar todos (estrutura, operacional e alto rendimento). Deuo exemplo da França (auto-financiamento), onde as taxas de filiação dos Veteranos servem para pagar as provas. Defendeu a necessidade de uma melhor harmonização entre os diversos organismos - FPA, ANAV, Associações, Clubes de Veteranos.

António Silva e António Canas (ANAV) afirmaram que os atletas Veteranos devem estar ligados à modalidade através dos clubes e das Associações. Aumentava-se, assim, o número de atletas federados. Foi aprovado, recentemente, que um atleta só pode representar um clube. Devem ser as Associações a realizar as provas de Veteranos. Os atletas Veteranos de estrada também devem estar legalizados através das Associações.

Carlos Gonçalves lembrou que um atleta não pode representar dois clubes na mesma época. A decisão, agora conhecida de que só pode representar um, deve ser comunicada pela ANAV/FPA a todas as Associações e não só às autarquias. Aproveitou para convidar as entidades presentes para o Encontro Nacional de Masters", a realizar no dia 26 de Maio, organizado pelo CluVe, para debater o atletismo Veterano.

O Presidente da ADAC, aproveitou para informar da preocupação da sua Associação em promover provas para Veteranos e deu o exemplo do Campeonato Distrital de Corta Mato curto a realizar em Condeixa.

O Presidente da FPA comprometeu-se analisar com a sua Direção a possibilidade de financiar a ANAV. Agradeceu os desafios, a contribuição e as propostas do CluVe. Agradeceu o trabalho realizado pela ANAV, bem como a colaboração dada à Federação.

Carlos Gonçalves encerrou a reunião afirmando que vale a pena falar olhos nos olhos, é "a falar que a gente se entende". Desafiou todos a continuarem a trabalhar em prol do atletismo Veterano.

O CluVe ficou de apresentar, por escrito, as suas propostas de melhoramento do atletismo Veteranos junto da ADAC e ANAV.