JANTAR DOS CAMPEÕES - HOMENAGEM A ANA PAULA MARTINHO


O CluVe - Clube de Veteranos de Atletismo de Coimbra levou a efeito, no passado dia 29, num restaurante da cidade, o habitual “Jantar dos Campeões” durante o qual prestou uma homenagem simples mas sentida à associada e atleta Ana Paula Martinho como reconhecimento de uma vida dedicada ao desporto em geral e especialmente pelo contributo que vem dando ao Cluve como atleta de eleição e dirigente esforçada e dedicada. A homenagem, que contou com a presença de mais de 50 companheiros, amigos e familiares directos, foi consubstanciada na entrega de uma pequena lembrança, e justificada com as seguintes palavras proferidas pelo Presidente de Direcção do CluVe.

“Ana Paula Martinho é hoje homenageada como poderia ter sido há mais tempo, pois o seu desempenho no desporto iniciou-se há várias décadas quando aos 3 anos se inscreveu, ou inscreveram, na modalidade de ginástica e mais tarde ginástica desportiva do S. L. e Benfica, clube que só abandonou em 1967 quando os seus pais passaram a viver em Coimbra.

Embora continuasse nesta modalidade, então na Académica, representou também em voleibol o CRP Norton de Matos e Académica, clube onde conseguiu lugares no pódio em campeonatos nacionais.

Ingressou no atletismo em 1968/69 no C.F. Santa Clara e a sua melhor época ocorreu em 1975/76, quando a 3 de Julho de 1976 obteve o título de campeã e recordista nacional do lançamento do dardo na Campeonato Nacional Absoluto com 41 metros, já depois das excelentes classificações na categoria de júnior e de várias internacionalizações em 1973 e 1974.

Foi o seu primeiro ponto alto duma carreira que ainda hoje se mantém com êxitos relevantes.

Inicialmente recebeu os ensinamentos do Prof. Ottokar que lhe proporcionou uma evolução consistente no lançamento do dardo e depois dos Profs Eduardo Cunha e Fernando Mota que acompanharam a evolução nas disciplinas de lançamentos, particularmente do dardo, mas foi o seu pai, Eduardo Martinho, que basicamente a acompanhou no treino e também na fidelidade à modalidade.

Outras disciplinas fazem parte do seu currículo pois não lhe faltava velocidade, nem impulsão mas os lançamentos marcaram esta atleta para sempre.

A vida familiar e profissional e a saída de Coimbra, conduziram a uma ausência das pistas durante mais de quinze anos.

Mas o aparecimento do CluVe deu-lhe a oportunidade, a hipótese e a motivação para regressar, o que fez em 1993.

E fê-lo com muita dedicação e interesse. Os resultados foram aparecendo de modo natural e daí os recordes nacionais, mais de meia centena, dos diversos escalões, os títulos distritais e nacionais, quer individuais quer colectivos e inscreve o seu nome no documento estatístico “os melhores de sempre”.

A sua aspiração foi mais longe e marcou lugar em várias provas internacionais de veteranos tendo alcançado o título mundial do lançamento do dardo em Brisban, na Austrália com 31metros no ano de 2001, o que constitui outro ponto alto da sua carreira desportiva.

Há muito mais a dizer da sua dedicação à modalidade bem expressa pelas funções que assumiu como técnica, juiz de atletismo, dirigente, atleta assídua às provas apesar de viver actualmente em Esposende onde é professora, licenciada em Biologia.

Mas é importante também valorizar o seu carácter de mulher lutadora e sempre presente recolhendo dos amigos, a admiração e amizade a que tem direito.

O CluVe ao pretender simbolicamente homenageá-la, fá-lo no contexto mais alargado de mulher e desportista, desejando-lhe as maiorias felicidades e dizer-lhe…

Obrigado!”.