PAULO FERREIRA PERDE A ÚLTIMA CORRIDA - II

JOSÉ MOREIRA: «CORREREI POR MIM E PELO MEU TREINADOR»

Faleceu na última sexta-feira, vítima de cancro, Paulo Ferreira, de 41 anos, treinador de José Moreira, um dos cinco portugueses que correrá a maratona no Europeu de Barcelona, no final deste mês.

"Esteve sempre comigo até ao fim, dando-me os planos de treino e incentivando-me", afirmou a Record o atleta do Cyclones, que foi revelação no ano passado, ao ser 9º classificado e melhor português (2º europeu) no Mundial de Berlim, naquela que foi apenas a terceira maratona da sua carreira.

"No último mês e meio deixou de me poder acompanhar nos treinos, mas esteve sempre consciente e apoiou-me até ao fim", acrescentou o atleta, de 30 anos, que vive em S. João da Madeira, onde trabalhava num armazém. Até que, em maio passado, obteve uma licença sem vencimento e apostou tudo no atletismo. Em vez dos três treinos semanais às 6.30 da manhã e das sessões diárias pelas 18 horas, depois do trabalho, passou a correr duas vezes todos os dias, mas com tempo para recuperação.

"Passei a fazer o dobro dos quilómetros, uns 180 a 200 semanais. Só agora comecei a reduzir as distâncias por causa do Europeu. Já estava a sentir alguma fadiga, o que acaba por ser natural. Esta preparação intensa será certamente importante no futuro e espero que já se note neste Europeu de Barcelona...", atira, revelando enorme esperança num desempenho positivo.

Correr por dois

José Moreira não pensa, pelo menos para já, em novo treinador. "A Federação prontificou-se a apoiar-me, mas o treino principal está feito e seria ingrato para a memória do meu treinador estar agora a procurar alguém. A Federação tem técnicos que me podem dar uma orientação daqui até ao Europeu. Mas a principal ajuda tem vindo da família, da minha namorada e da mulher do meu treinador que, apesar do momento muito difícil que atravessa, continua a dar-me todo o apoio".

Grato a quem o auxiliou a crescer na modalidade, o fundista espera poder alcançar um bom resultado no Europeu para dedicar a Paulo Ferreira.

"Em Barcelona tentarei fazer tudo para conseguir melhorar a minha marca (2.13.37 horas, este ano, em Sevilha) e ajudar a equipa, mas correrei também pela memória do meu treinador", diz.

José Moreira revela mesmo uma ideia muito pessoal. "Estou convencido que ele viveu mais algum tempo para me poder ajudar a preparar esta maratona do Campeonato da Europa."

A terminar, o atleta deixa um desejo pessoal para a corrida a ter lugar na Catalunha. "Por ele irei lutar. Pela sua amizade, pela sua humildade, pelo que me ajudou e incentivou... bem merece", conclui José Moreira, um dos muitos portugueses confirmados no Europeu.

Autor: Arons de Carvalho / Record (ATLETAS.NET 07.07.2010)


Cluve

http://cluvecoimbra.blogspot.com)

cluve.vet@gmail.com

telef: 961204541