MÁRIO MONIZ PEREIRA DESPEDE-SE DAS PISTAS DE ATLETISMO


MÁRIO ALBERTO DE FREIRE MONIZ PEREIRA, quase 90 anos (nasceu em 11.02.1921), o "velho" professor Moniz Pereira vai pôr ponto final na sua carreira de treinador de Atletismo. «Quase com 90 anos, é altura de saber como é gozar férias!» dizia ele, hoje (09.07.2010) , à RDP-1, num curto contacto telefónico.

Sobejamente conhecido nacional e internacionalmente, pouco ou nada se pode acrescentar ao que de todos é sabido da personalidade firme, frontal e íntegra deste homem cuja polivalência de cultura, mérito e honestidade abarca as mais díspares actividades. Desportista, professor de Educação Fisica, artista emérito no campo musical, pedagogo e autor de várias obras sobre desporto, Mário Moniz Pereira é um marco exemplar de uma vida cheia no mais amplo e melhor sentido do termo.

Compositor, poeta e letrista, entre fados e canções, é autor de mais de 120 temas.

Como desportista, praticou andebol, basquetebol, futebol, hoquei em patins, ténis de mesa,
voleibol e atletismo. Foi campeão universitário de Portugal e recordista nacional no triplo salto;
no salto em altura sagrou-se campeão nacional e regional; já como Veterano, foi campeão nacional do salto em comprimento e ainda recordista ibérico na mesma especialidade.

Pelas suas mãos de professor e treinador de Atletismo, passaram grandes figuras nacionais como Carlos Lopes, Álvaro Dias, Manuel Fana e Fernando Mamede.

O seu mérito e a sua craveira têm sido reconhecidos dentro e fora de portas, tendo sido agraciado com vários galardões e condecorações, destacando-se, entre muitas outras, a Ordem Olímpica pelo Comité Olímpico Internacional (1988), o Grande Oficialato da Ordem do Infante D. Henrique (1991) e o Emblema de Ouro da Associação Europeia de Atletismo (2001).

Moniz Pereira participou em 12 Jogos Olímpicos.

Não seremos mais exaustivos, tal o tamanho da obra e da envergadura humana do visado.

Esta pequena nota é, em toda a sua simplicidade, uma homenagem singela e muito sincera do CLUBE DE VETERANOS DE ATLETISMO DE COIMBRA a um Grande Senhor do Atletismo nacional, Professor Mário Moniz Pereira. JL