II Trail de Conímbriga/Terras de Sicó


A época de atletismo 2009/2010, na Zona Centro, ficou marcada por uma prova de características pouco usuais e com aspectos e vivências diferentes de qualquer prova de pista, estrada ou corta-mato.

Estamos a referir-nos ao "I Trail de Terras de Sicó", realizado, em 28 de Fevereiro passado, na zona de Condeixa-Conímbriga- Serra do Sicó.

Sendo a primeira edição, - e só por isso mais susceptível de erros, falhas e outros incidentes - a organização pisou o fio da navalha quando lançou ombros à tarefa. Uma prova "todo-o-terreno", de 30 kms, com um número de inscrições em muito excedendo as previsões, com condições meteorológicas muito adversas (na véspera, toda esta zona fora fustigada por ventos fortíssimos e forte pluviosidade) era um desafio imprevisível.

Correu tão bem ou tão mal, que entre os muitos especialistas do trail presentes, no final, era unânime a afirmação que reconhecia esta prova como uma das melhores e mais bem organizadas do País. A saudade e vontade de voltar foi uma constante no culminar de mil e uma peripácias bem vividas, bem comidas e bem bebidas ao longo daqueles trinta kms de "salta-pocinhas".

O acolhimento e o carinho das populações e organização foi por de mais essencial para este êxito. Êxito este que foi extensivo aos atletas do CLUVE que conseguiram dois primeiros lugares nos escalões W40 e M65.

Este apontamento, aparentemente ultrapassado no tempo, tem razão de ser porque já está anunciado e em "ebulição!" o "II TRAIL DE CONÍMBRIGA/TERRAS DE SICÓ". A realizar em 27 de Fevereiro de 2011, terá a mesma distância de 30kms, bordeará as Serras de Janeanes e do Círculo, passando pelas aldeias rurais do Poço, Casmilo (onde existem as famosas grutas do mesmo nome e de que juntamos uma imagem), Furadouro, etc..

Aqui fica o recado! Para quem gosta deste tipo de competição, é altura de ir apontando na agenda porque são provas que exigem preparação a longa distância (foi catalogada pelas instâncias competentes com grau de dificuldade 4, mas, provavelmente poderá ser-lhe atribuído um maior grau de dificuldade devido, em particular, ao grande acidentado do percurso), não esquecendo que ainda tem alternativa bem interessante numa Caminhada com uma extensão de entre 14 a 16kms.

A todo o momento, podem ser obtidas mais informações em www.omundocorrida.com/

Voltaremos. JL

Cluve
http://cluvecoimbra.blogspot.com
cluve.vet@gmail.com
Telf: 961204541